Olá pessoal, sorry pela demora do post, mas é que estou meio ocupada esses dias e só agora arrumei um tempinho. E venho por meio deste trazer uma novidade para todos vocês, é a mudança da SUSHI.C para o ponto fixo no bairro da Liberdade!! Sim, estou bastante feliz, pois vou me dedicar em tempo integral à marca e loja. O Sea House Frutos do Mar que possui sua central pescados em Moema vai se mudar para a Liberdade, e contará com peixaria atacado e varejo, sushi bar e a SUSHI.C terá um espaço lá também.
O Bairro da Liberdade tem uma importância grande para a cidade de São Paulo. Antigamente, a área era conhecida como Campo da Forca, na época da escravidão. Por isso o nome de Liberdade, que recebeu após a libertação dos escravos. No centro do bairro, no largo está a Igreja da Santa Cruz, que ficou mais conhecida como a Igreja dos Enforcados. É lá que as pessoas vão acender velas para as almas. Existe uma história que se mistura com lenda, de que o soldado Francisco José de Chagas havia sido condenado à forca pelo atraso de salários, e a sua condenação em praça pública teve que reiniciar por e vezes, já que a corda arrebentara. Acabou sendo morto a pauladas, mas criou-se uma devoção pelo "feito", a corda arrebentar por 3 vezes em plena execução.
Enfim, acho super interessante sabermos da história, pois ela é que faz o lugar ser tão interessante. E a presença de japoneses nesse local se deu à partir de 1912, os motivos eram: o valor dos aluguéis serem bem mais baratos pelo fato das casas terem porões e de ser localizado próximo ao centro. E daí em diante, cada vez mais a cultura japonesa se enraizou, tornando-se referência turística nacional.
![]() |
Grafite de Samurai |
![]() |
Grafite de Mangás |
- Hoje o Bairro da Liberdade abriga a maior Colônia Japonesa do Mundo fora do Japão.
- Na Casa de Cultura Oriental você poderá encontrar exposições de arte, aulas de japonês e de música, além de ministrarem diversos tipos de aulas tradicionais.
- As feiras de Domingo na Praça da Liberdade em frente à Estação Liberdade do Metrô continuam sendo uma das maiores atrações do Bairro, porém qualquer dia da semana é dia para visitar o local, onde encontrará decoração oriental, comidas típicas, templos budistas, museus históricos.
- Vários festivais são celebrados no Bairro, os mais famosos são: Hana Matsuri (Festival das Flores), Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) e Moti Tsuki (Festival de Fim de Ano).
![]() |
Bonecos do Festival do Japão no Bairro da Liberdade |